No dia 03 de setembro, nos reunimos para mais uma oficina, trabalhamos as Unidades 23 e 24 do TP6. Vimos o quão importante é seguir as etapas da produção textual. A revisão é uma das etapas de produção que mais requer esforço, estratégias de releitura, reflexão, e do afastamento do escritor de seu próprio texto.
Scardamalia e Bereiter (1993), em um de seus experimentos com alunos de 10 a 14 anos, apresentaram duas listas com diretrizes gerais em que o aluno trabalha o desenvolvimento local e o geral do texto, podendo ser utilizadas em pequenos textos, como textos de respostas, para avaliar e tomar decisões de frase em frase ou, em texto mais longos, após o término da escrita do rascunho. A primeira lista é utilizada para facilitar as operações de comparação e a segunda contém diretivas para facilitar a decisão tática (estratégica). A seguir enumeramos as frases:
1) Frases de avaliação:
a) as pessoas não vão entender por que isto é importante;
b) as pessoas podem não acreditar nisso;
c) as pessoas não vão se interessar muito por esta parte;
d) eu acho que poderia dizer isto de forma mas clara;
e) as pessoas vão se interessar por esta parte;
f) isto está bom;
g) esta é uma frase útil;
h) estou fugindo do assunto principal;
i) até mesmo eu etou confuso com o que quero dizer;
j) isto não soa bem.
2) Frases diretivas:
a) vou deixar assim mesmo?
b) vou dar um exemplo;
c) vou tirar essa parte do texto;
d) vou escrever esta parte de uma outra forma;
e) vou dizer mais coisas sobre isso;
f) vou escrever com outras palavras.
Essa técnica é interessante pois o aluno pode verificar seu texto e senecessário, revisá-lo. Podemos variar a lista de acordo como nosso objetivo em sala, exemplos de listas com elementos de coesão como marcadores temporais espaciais nas narrativas. São muitas ideias que podemos por em prática para que cada vez mais nossos alunos escrevam e gostem de escrever mesmo!
sábado, 5 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário