domingo, 5 de julho de 2009

4ª OFICINA - CURSISTAS COM CRIATIVIDADE COMPROVADA

Esta oficina aconteceu dia 02 de julho de 2009. Trabalhamos a atividade que pedia, ou seja desenvolver uma sequência de aulas utilizando elementos do processo de produção textual. Uma equipe encarregou-se desssa atividade, sugerindo diferentes formas de explorar o assunto, como entrevistas com alguns profissionais, narrativas em 1ª pessoa para que aluno escolhesse qual profissão gostaria, fotos dos alunos com a profissão escolhida entre outras ideias que surgiram. Para as demais equipes distribuímos vários textos, por série/ano. A tarefa era escolher uma leitura, ler, contar, depois usando a criatividade re-escrevê-la de acordo com sua criatividade e contar aos demais cursistas. Os textos ficaram muito bons, criativos, podendo adequá-los em qualquer série/ano.

O objetivo desta Oficina foi desenvolver uma sequência lógica de aulas utilizando elementos do processo de produção textual.

Cursistas: Hígia Santos
Maria Goreti Sironi

Proposta da pág. 171.
A partir da imagem poderíamos trabalhar:
- A importância de que todos podem crescer não importando a etnia, a idade ou nível social.
- Pode-se pesquisar o campo de trabalho na região, valor salarial. Se há oferta destes cursos na cidade ou região.
- Propor que haja explanação das pesquisas sobre cada profissão e se possível, trazer representante das mesmas para palestras.
- Personalizar as fotos num painel conforme escolha dos alunos.
- Os alunos podem fazer cartazes de propaganda das profissões como incentivo.



ASSEMBLEIA DOS RATOS (RE-ESCRITURA)

Cursistas: Margarete
Rozangela
Elizete

Numa grande cidade, em uma casa enorme moravam dezenas de ratos que viviam em comunidade. Eis que um dia, um novo morador apareceu, e para surpresa de todos tratava-se de um gato enorme.
Sem saberem como agir, fugiram todos para uma mesma toca. Ficaram ali dias e dias, até que a fome bateu. Espiaram e viram sobre uma mesa enorme um enorme queijo e arriscaram ir até lá mas, viram de longe os olhos enormes do felino... correram de volta morrendo de medo de serem devorados.
Já salvos em seu abrigo discutem sobre a situação que estão vivendo.
Então um deles que é o líder propõe uma grande assembleia onde quem tivesse alguma ideia sobre o que fazer poderia se manifestar.
No dia marcado, um ratinho, o mais jovem, pede a vez e tem uma brilhante ideia, diz que deveria ser colocado no gato um guizo, assim saberiam quando o gato se aproximasse. Foi aplaudido com grande entusiasmo.
Eis que o líder se manifesta parabenizando o jovem rato lhe indagando quem colocaria o guizo no felino?

MORAL DA HISTÓRIA: É mil vezes mais fácil falar do que simplesmente fazer.



UNS PERUS PRO SENHOR JUIZ (RE-ESCRITURA)

Cursistas: Eliane Aparecida S.S. Weber
Nilva Baroni


Antes de mais nada gostaria de me apresentar. Eu sou o Candinho, um homem simples da roça que por agrado dos destino acabei recebendo uma herança de um parente afastado.
Acontece que um vizinho meu com nome de Senhor Porfírio ficou morrendo de inveja e passou a falar mal de mim para toda a vizinhança
Eu não gostava dos comentários, mas fingia que não sabia e continuava vivendo.
Mas o danado do seu Porfírio a cada dia demonstrava mais inveja e certa vez inventou que o riacho que passava pelas duas fazendas era só dele e desviou o curso do riacho me deixando sem água.
Aí, gente, eu fiquei possuído de raiva. Procurei meu advogado e entrei com uma ação contra seu Porfírio.
E afinal depois de toda aquela demora do processo, o julgamento foi marcado.
Ao procurar meu advogado fui logo dizendo:
- Seu doutor vamo garanti nossa vitória mandando uns perus pro seu juiz?
Meu advogado botou as mãos na cabeça.
- O senhor tá louco seu Candinho? O juiz, seu Honório é homem muito sério e bem capaz de querer provar sua honestidade dar ganho de causa a seu Porfírio.
Saí dali pensando. No dia do julgamento todos estavam nervosos, menos eu. E como eu imaginava o juiz deu ganho na questão condenando seu Porfírio a me pagar um dinheiro e ainda voltar o curso do rio.
E dei uma baita festa para comemorar e disse sorrindo ao advogado:
- Viu como foi bom mandar os perus ?
- Mas o senhor teve coragem?
- Mas é claro, mandei sim só que no nome do seu Porfírio!!!!

A FESTA DO GESTAR (BASEADO NA HISTÓRIA: A FESTA NO CÉU)

Cursistas: Nadir Niski
Maria Helena

Certa vez fomos convidadas
A participar
De um tal curso
Chamado gestar
Diferente do jabuti
Fomos convocadas
Muito chateadas
A princípio não gostamos

A cada 15 dias nova caminhada
E tudo começou a mudar
Parece que já começamos a gostar
Nos enturmamos
Para nossa felicidade
Cada semana tem uma novidade
Esperamos que no final
Desta jornada
Quando unirmos nossas experiências
Vamos conseguir como o jabuti
Um lindo casco de VIVÊNCIAS!!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário