domingo, 12 de julho de 2009

SUGESTÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DE ACORDO COM A OFICINA Nº 5

EQUIPE ROSA
Nadir Niski
Lilian Cordova
Hígia Cantos dos Santos

TP 5 – ESTILÍSTICA E COERÊNCIA TEXTUAL


Objetivo: A importância do amor- trabalhar os sentimentos
Reflexão: Monte Castelo (Renato Tusso)
Público Alvo: 8ª série
Tempo estimado: 2 horas aula para desenvolvimento e uma hora aula para a apresentação e avaliação posterior.
Espaço: Sala de aula e sala de informática.
- 1º Organização da fila, no caminho até a sala de informática todos devem cantar a paródia previamente elaborada do “Trem de ferro” ou repetir após a professora:
VAMOS PESQUISAR
VAMOS PESQUISAR
VAMOS PESQUISAR


NA INTERNET
NA INTERNET
NA INTERNET

CANETA E BORRÃO
CANETA E BORRÃO
AGORA SIM

ESTAMOS ANIMADOS PROFESSORA
LIGA LOGO O COMPUTADOR
QUE EU PRECISO

PESQUISAR
PESQUISAR
PESQUISAR

E VAI CAMÕES
E VAI RENATO
AQUI TÁ RUSSO
AQUI TÁ RUSSO
E O CORÍNTIOS

ÔÔÔÔ.............

VOU DEPRESSA
VOU CORRENDO
VOU A TODA

ÔÔÔÔ................
APRESENTAR
APRESENTAR
APRESENTAR

- 2º Na sala de informática – Ouvir a música Monte Castelo
- 3º Comentários sobre a letra
- 4º Distribuição da Letra e cantar
- 5º Distribuição do texto bíblico e soneto
- 6º Dividir a turma em quatro equipes
- 7º Pedir que pesquisem sobre: Camões – Renato Russo – Texto bíblico
- 8º Na próxima aula cada grupo apresentará o resultado de sua pesquisa.
- 9º Comentário sobre as atividades
-10º Os grupos trarão um texto em prosa ou em verso baseado na música de Renato Russo para expor na sala de aula.



EQUIPE AZUL:
Ana Aparecida Stenger
Norma Rodrigues dos Santos
Margarete Tiergarter
TP 5 – ESTILÍSTICA E COERÊNCIA TEXTUAL
Turma: 6ª Série
Tema: Poesia TREM DE FERRO (Manuel Bandeira)

1. APRESENTAÇÃO:
- Fazer um retrospectiva através de uma “Linha do Tempo” sobre os meios do transporte.
- Atualidade: Pesquisa sobre as cidades catarinenses que utilizam o trem como meio de transporte.
- Cenas do filme “Harry Potter” – enfocando o trem (som, movimento, divisões das classes, forma de comunicação)
- Apresentação da poesia “Trem de ferro” de Manuel Bandeira
2. PROPOSTA:
- 1º Apresentação da linha de tempo
- 2º Apresentação da pesquisa – atualizada
- 3º Dividir a turma em grupos para dramatizar a poesia “Trem de ferro”
- 4º Produção textual
- Paródia trocando o meio de transporte e adequando a musicalidade.



EQUIPE VERMELHA
Cátia Rosiane Lorenzetti
Ivana Saionara da Luz
Maria do Carmo Pereira Machado

TP 5 – ESTILÍSTICA E COERÊNCIA TEXTUAL

1º Escolher a turma
2º Repassar o texto para cada aluno ler (silenciosamente e em voz alta em conjunto)
3º lançar a ideia de elaborar uma apresentação teatral utilizando sucata, material reciclável, onde cada aluno confeccionará seu vagão. A apresentação acontecerá de maneira lúdica, imitando o som do trem. Com a poesia “Trem de ferro” poderemos destacar verbos, substantivos, adjetivos e também explorar a interpretação.
4ª Avaliação: Participação e interesse, desenvoltura na apresentação e interpretação do texto escrito e oral.

EQUIPE VERDE
Rita de Cássia Z. Arruda
Idriana Albuquerque
Bibiana Duarte

TP 5 – ESTILÍSTICA E COERÊNCIA TEXTUAL

Tema: Paz
Série: 8ª
· Objetivo: Conscientizar os alunos através de textos informativos a importância de se ter PAZ.
· Saber argumentar através de um texto dissertativo sobre o tema.

Estratégia:
- Vídeo sobre a PAZ;
- Aula expositiva dialogada;
- Questionamentos sobre o tema;
- Pesquisa de textos informativos e gravuras;
- Confecção de mural;
- Leituras;
- Elaboração de texto dissertativo-argumentativo;
- Exposição e leitura de textos.


Avaliação: Através dos textos apresentados pelos alunos (coerência, coesão, opinião, argumentação).


EQUIPE AMARELA
Kieli
Rita de Cássia
Elizabete

TP 5 – ESTILÍSTICA E COERÊNCIA TEXTUAL

Tema: A PAZ (Roupa Nova)
Turma: 8ª série
- 1º Abordar o assunto: PAZ;
- 2º Deixar de cada aluno expresse a paz sob seu ponto de vista.
- 3º Levar a letra da música em Português e o vídeo. Depois, passar o vídeo novamente com a legenda em inglês.
- 4º Escutar e em seguida cantar a música.
- 5º Trabalhar a pronúncia das palavras.
- 6º Busca no dicionário das palavras desconhecidas.
- 7º Os alunos farão a produção de um vídeo, com o tema PAZ, que seria apresentado para toda a turma.

Devolução: Apresentação do vídeo.

Obs: Trem de ferro
Poderia ser dividido em dois grupos: meninos e meninas.
As meninas poderiam ir lendo o texto e os meninos poderiam formar o trenzinho e ir passando ao redor da sala. E gritando: - Ôo....
Poderiam também passar nas outras salas, interpretando o poema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário