sexta-feira, 7 de agosto de 2009

OFICINA - GESTAR II -06-08-09 - FORMADORA: NEUSA LIMA

As palavras nascem e morrem, porque a língua é um sistema vivo, usado por pessoas que têm vontadeprópria e estão sujeitas às influências do meio em que vivem, da cultura da sua região. Por esse motivo, não devemos querer que a língua portuguesa seja mantida imutável. Mas devemos nos preocupar para que ela se modifique num ritmo próprio, não acelerado, por
exemplo, pela influência da língua.
Enquanto aprendemos a estrutura da língua escrita escrita, muitas novidades vão surgindo na forma de falar, propostas por jovens, por artistas, por moradores de favelase tantos outros grupos que formam uma sociedade.
Já vimos que essas mudanças serão ou não incorporadas oficialmente ao idioma, só o tempo dirá.
Nesta oficina trabalhamos a coesão textual e as relações lógicas no texto.
Fizemos duas atividades muito interessantes, as quais estavam inseridas no TP5. A primeira foi o avançando na prática da página 162, criação de uma história a partir das seguintes perguntas:
O que aconteceu? Onde aconteceu? Quando aconteceu? Quem foram os envolvidos? Qual foi o desfecho da história? Foi muito divertido e criativo, as cursistas, a cada oficina demonstram sua capacidade de criar, constuir e reconstruir ótimos textos.
A segunda aticidade era sugestão da oficina, página 258, elas produziram um texto usa linguagem verbal e não verbal.
Ficaram divinos, vale a pena conferir!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário