segunda-feira, 30 de novembro de 2009

GESTAR -SC - FORMADORA NEUSA LIMA - AVALIAÇÃO DO GESTAR II - 26.11.09

NESTE DIA , FIZEMOS A AVALIAÇÃO DO GESTAR II COM NOSSAS CURSISTAS.
Esse é um dos momentos mais importantes desse processo, pois a partir das avaliações poderemos nos avaliar, saber até onde fomos, como podemos no ano de 2010 aprimorar esse trabalho em sala de aula. Foi muito positivo o resultado, todas gostaram demais do Gestar, principalmente pela qualidade do material, riqueza de técnicas, e sem contar os elogios às Formadoras, Neusa e Cleusa, que nos deixou muito lisonjeadas, mas que acima de tudo, temos um compromisso muito grande com educação, somos profissionais por opção e fazemos tudo com muito carinho e seriedade.


Estas foram as perguntas feitas:
Assinale a alternativa que melhor represente sua opinião referente ao assunto proposto:
1- Material
( )ruim ( )regular ( )satisfatório ( )bom ( ) ótimo ( ) excelente
2- Conteúdo:
( )ruim ( )regular ( )satisfatório ( )bom ( ) ótimo ( ) excelente
3- Metodologia:
( )ruim ( )regular ( )satisfatório ( )bom ( ) ótimo ( ) excelente
4- Avançando na Prática
( )ruim ( )regular ( )satisfatório ( )bom ( ) ótimo ( ) excelente
5- Ampliando nossas referências:
( )ruim ( )regular ( )satisfatório ( )bom ( ) ótimo ( ) excelente
6- Oficinas:
( )ruim ( )regular ( )satisfatório ( )bom ( ) ótimo ( ) excelente
7- Ampliação das oficinas (párticipação dos alunos,pais,outros professores...)
( )ruim ( )regular ( )satisfatório ( )bom ( ) ótimo ( ) excelente
8- Tempo:
( )ruim ( )regular ( )satisfatório ( )bom ( ) ótimo ( ) excelente
9- Formadoras;
( )ruim ( )regular ( )satisfatório ( )bom ( ) ótimo ( ) excelente
10- (Você) Seu comprometimento com a proposta Gestar:
( )ruim ( )regular ( )satisfatório ( )bom ( ) ótimo ( ) excelente






GESTAR - LAGES - SC - FORMADORA NEUSA LIMA - OFICINA 26.11.09

Nesta oficina encerramos o TP2 com chave de ouro. As unidades foram muito bem exploradas, pois a temática é atraente, trabalhar com frases, orações, períodos, textos, a litertura através das figuras de linguagem é muito envolvente. Tenhamos sempre em mente que "tudo" acontece através dos textos. É a partir daí que flui nosso trabalho, o texto tem o poder de abarcar todas as outras áreas da língua. Nosso aluno tem recebido muito bem a proposta do gestar, pelo fato de que o material é muito bom, atividades atraentes, possibilitando-os a interagir com o assunto trabalhado a cada momento.





Neste dia trabalhamos além da oficina proposta, sugestões divertidas e práticas para se construir um bom texto.
Umas das técnicas aplicadas consiste no seguinte, faz-se 12 perguntas, as cursistas respondem, após faz-se as perguntas "verdadeiras" ou seja, aqueles que atingem o objetivo da técnica.
1ª Rodada de peguntas:
1) - Nome de um homem/mulher
2) - Nome de um lugar distante
3) - Uma idade qualquel
4) - Um espaço de tempo
5) - Um número qualquer
6) - Um desejo qualquer
7) - Escreva SIM ou NÃO
8) - Escrevam o nome de uma cor
9) - Nome de um hábito que você considera um defeito
10) - Um certo valor em dinheiro
11) - Nome de música/cantor/dupla/grupo musical
12) - Nome de um lugar muito próximo
Após essa etapa, fazemos as perguntas "reais" para que a técnica tenha o êxito almejado:
1) - Qual é o nome de seu namorado/marido namorada/esposa?
2) - Onde se encontraram pela primeira vez?
3) - Que idade ele tem?
4) - Quanto tempo namoraram?
5) - Qual o número do calçado de/dela?
6) - Qual o maior desejo dele?
7) - É bonito? É inteligente?
8) - Qual é a cor dos olhos dele?
9) - Qual o pior defeito dele?
10) - Quanto dinheiro vocês levarão para a lua de mel?
11) - Qual a canção que gostariam de ouvir no casamento?
12) - Onde vai ser a lua de mel?

O trabalho como sempre ficou muito bom, postamos alguns para mostrar a criatividade e a qualidade dos trabalhos das nossas cursitas.
Acredito que cumprimos nossa tarefa enquanto gestoras (Neusa e Cleusa) mas só tivemos sucesso pelo empenho e profissionalismo das nossas "meninas".
Texto: Cátia Lorenzeti
"Vera era seu nome, aliás, Vera Lúcia. Um dia, encontrou-se com alguém além do horizonte, onde as nuvens dançam ao embalo do vento. Ele tinha 50 anos e logo encantou-se por Vera. Nove meses depois eles se casaram. Mas havia um problema: ele calçava 47 e era bem difícil para Vera encontrar sapatos para Valdemar. Viviam em paz, pois era o desejo maior que impulsionava sua vida con jugal. Ele não é bonito, mas é inteligente, tem olho azul é não gosta de calúnia. Possui um milhão de reais no banco e viajam muito. Adoram escutar John Lennon, principalmente Merry Christmas porque lembram do Natal de suas vidas nos EUA. Preferem ficar mais tempo em casa pois sua lua de mel foi lá e até hoje é de mel pois a Vera sou eu."


Texto: Hígia Canto dos Santos

"Meu marido Julio e eu encontramo-nos pela primeira vez em Caisaprego, na Bahia, ele tinha 30 anos, namoramos por um mês. Ele é muito alto, seu sapato é número 43, seu maior desejo é ter saúde. Não é muito bonito pois a cor de seus olhos é a amarela. Seu pior defeito é ser quieto. Mesmo assim nos casamos. Viajamos em lua de mel, ouvindo as músicas do grupo Rappa, mas com vinte mil reais no bolso. Finalizamos a lua de mel na minha casa com toda família dele e a a minha."

Texto: Rozangela:
"Felisberto é o nome do meu marido, nos encontramos pela primeira vez no Havaí, ele tinha 25 anos. Namoramos 2 anos e 5 meses, ele calça sapatos número 25. O maior dsejo dele é estar em uma praia deserta, sim é bonito e inteligente. A cor dos eus olhos é lilás, cor da moda, seu pior defeito é a teimosia. Levamos para a lua de mel 1,500 reais; a canção que gostaríamos de ouvir no casamento é o conjunto Roupa Nova enossa lua de mel será em minha casa.





domingo, 22 de novembro de 2009

GESTAR NA SALA DE AULA - LAGES - SC - FORMADORA - NEUSA LIMA





Literatura; o encontro com a arte.
Esse foi o projeto desenvolvido pela professora Maria Helena numa de suas oficinas Gestar II - Língua Portuguesa.
A disposição dos alunos em sala de aula é coletiva, ninguém senta em filas determinadas.

A construção do conhecimento se faz em grupos, alguns maiores, outros menores...Todos os alunos tinham livros nas mãos e liam atenciosamente. Às vezes trocavam informações com um colega, pegavam material para anotações importantes e tornavam a ler.
Alguns alunos, ao terminarem sua leitura, faziam comentários orais sobre a obra lida ou texto e indicavam a leitura aos colegas fazendo apontamentos interessantes que provocavam o desejo de ler a sugestão.
Percebemos que algumas leituras eram manuscritas e com ilustrações manuais, porém tinham a mesma circulação e respeito das obras editadas.
Foi então que ficamos sabendo que tais criações eram dos próprios alunos. Texto, ilustração, capas, comentários, introdução e até crítica.
As obras editadas serviam de inspiração e fonte de reescrita, recriação e pesquisa.
Muitas vezes o grupo pedia a interferência da professora para análise de ideias, dúvidas gramaticais ou ortográficas... nesses momentos as dúvidas eram socializadas e suas soluções registradas por todos o alunos que acabavam criando sua própria gramática por ordem de dúvidas sanadas. Bárbaro!

Todos os alunos conheciam a Proposta Gestar, sabiam que estavam participando junto com a professora e confessaram que as aulas estavam muito mais interessantes e prazerosas.
Também percebemos imagens sem texto: obras de arte, tiras , charges, fotos, desenhos...tudo se tranformava em textos, histórias para serem lidas, contadas, ouvidas...

"A arte é uma forma de conhecimento que está muito relacionada com o nosso cotidiano, embora nem sempre nos demos conta disso. Cada vez mais, torna-se difícil no mundo atual estabelecer uma divisão clara entre o que é ou não é arte, devido à facilidade de acesso às obras e à sua produção. Por outro lado, as manifestações artísticas têm cada vez mais interseções, criando formas híbridas de arte.
As principais características da arte são: a fantasia, a interpretação da realidade, a conotação e a paixão pela forma.
Essas características criam um papel importante : por intermédio da fantasia e do jogo, a arte é um convite à (re)interpretação do mundo. Ao procurar expressar-se, o artista convida o leitor a desvendar o mundo." Gestar II - TP2
Professora Maria Helena é a imagem da professora Gestar!

sábado, 21 de novembro de 2009

GESTAR II -LAGES - SC - FORMADORA NEUSA LIMA - 05.11.09

"Aprenda a gostar, mas gostar mesmo, das coisas que deve fazer e das pessoas que o cercam. Em pouco tempo descobrirá que a vida é muito boa e que você é uma pessoa querida por todos.”
Rubem Alves

Com este pensamento do "nosso eterno" Rubem Alves, iniciamos a nossa oficina, pois cada uma das cursistas a cada dia demonstram mais o amor que sentem pela profissão que escolheram, pela missão que as mesmas têm no âmbito educacional.
Nós, Neusa e Cleusa, também amamos o que fazemos, nos dedicamos, acreditamos na educação, acreditamos que é através dela, e somente dela, que teremos novos rumos, que teremos cidadãos mais conscientes.

Continuamos a apresentar os projetos, estes muito bem elaborados, pensados e apresentados, demonstrando o comprometimento que cada um tem com seus alunos e sua comunidade escolar.

Ana Stenger - "A Importância da leitura no processo de produção de textos. O caso dos alunos da 5ª série do ensino fundamental."
Observa-se através da prática da expressão escrita que a maioria deles apresenta situações desfavoráveis que impedem que haja uma boa produção de textos. Ressaltou a importância de despertar nos alunos o gosto pela escrita, mostrando que não escrevemos só para nós, mas para todas uma sociedade. Sua proposta é diagnosticas os motivos e elencar propostas para essa realidade. Dentre tantas sugestões: poesia/música/paródia/dramatização e outros.

Rita Arruda - "Projeto Chá Literário". A professora nos apresentou um trabalaho maravilhoso, apaixonante. Sua temática começa quando os alunos escolhem qual obra literária vão ler, deixa livre para que eles contem/devolvam da maneira que quiserem, fantoches, teatro, maquetes, slides, enfim a criatividade é deles. Feito isso, eles preparam-se, convidam pessoas da comunidade para assistirem, é um evento que acontece todo ano na escola. A professora nos relatou que já trabalhou em outras escolas e outras localidades e todo ano renova esse projeto. Esse dia é uma "festa" nas escola com direito a um gostoso chá, literalmente!!!!!


Maria Goreti Sironi - "Contos infantis uma contribuição para a leitura". a leitura é um dos elementos fundamentais para a aquisição do conhecimento por isso esta pesquisa cujo tema é Literatura Infantil, focaliza mais especificamente os constos de fadas sob a ótica dos antagonistas ou protagonistas secundários. Neste trabalho desperta-se a leitura reflexiva dos alunos. Desta forma este projeto visa a criatividade e a reflexão que estarão presentes sem qeu se perca a fantasia e a imaginação dos contos. A tecnologia tem evoluído muito, mas não tem contribuído para que a leitura se torne algo rotineiro ou prazeroso.

"É por meio de uma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser. Por isso o cotidiano educativo deve contemplar essa prática de contar histórias, aumentado muitos pontos para a vida humana." (OSTETTO, 2000, p.51).

Ivana Saionara da Luz -"Ler traz prazer" . O projeto tem o objetivo de cultivar o hábito da leitura nos alunos, procurando estimular essa prática saudável, de forma prazerosa através de ações dinâmicas que levem estes, a utilizar a linguagem oral para expressar sentimentos, ideias e opiniões. Como sugestões a professora usa os livros como base para discussões, apresentar o livro em forma de propaganda, desenho, produção de texto da obra lida, bibliografia dos autores. Ela diz que a descoberta do prazer é a chave para a conquista do leitor, cabe ao professor desvincular a leitura da obrigatoriedade e associá-la ao prazer.

Kieli de Fátima Fernandes - "Acreditando na importância da leitura". "Cada aluno convertido para a "Arte da leitura" é um potencial cidadão e agente transformador de si mesmo e do mundo que o cerca". O propósito do projeto é que os alunos sintam prazer em ler, e não que apenas cumpram uma obrigação escolar. Para tanto serão desenvolvidas várias atividades como ler e contar histórias, organizando um grupo de contadores, confecção de maquetes, entrevistas com leitores e historiadores locais, intercâmcio entre escola, debates, pesquisas, enfim um universo de sugestão que só serão eficazes se todos se engajarem nessa ideia.