Neste dia trabalhamos além da oficina proposta, sugestões divertidas e práticas para se construir um bom texto.
Umas das técnicas aplicadas consiste no seguinte, faz-se 12 perguntas, as cursistas respondem, após faz-se as perguntas "verdadeiras" ou seja, aqueles que atingem o objetivo da técnica.
1ª Rodada de peguntas:
1) - Nome de um homem/mulher
2) - Nome de um lugar distante
3) - Uma idade qualquel
4) - Um espaço de tempo
5) - Um número qualquer
6) - Um desejo qualquer
7) - Escreva SIM ou NÃO
8) - Escrevam o nome de uma cor
9) - Nome de um hábito que você considera um defeito
10) - Um certo valor em dinheiro
11) - Nome de música/cantor/dupla/grupo musical
12) - Nome de um lugar muito próximo
Após essa etapa, fazemos as perguntas "reais" para que a técnica tenha o êxito almejado:
1) - Qual é o nome de seu namorado/marido namorada/esposa?
2) - Onde se encontraram pela primeira vez?
3) - Que idade ele tem?
4) - Quanto tempo namoraram?
5) - Qual o número do calçado de/dela?
6) - Qual o maior desejo dele?
7) - É bonito? É inteligente?
8) - Qual é a cor dos olhos dele?
9) - Qual o pior defeito dele?
10) - Quanto dinheiro vocês levarão para a lua de mel?
11) - Qual a canção que gostariam de ouvir no casamento?
12) - Onde vai ser a lua de mel?
O trabalho como sempre ficou muito bom, postamos alguns para mostrar a criatividade e a qualidade dos trabalhos das nossas cursitas.
Acredito que cumprimos nossa tarefa enquanto gestoras (Neusa e Cleusa) mas só tivemos sucesso pelo empenho e profissionalismo das nossas "meninas".
Texto: Cátia Lorenzeti
"Vera era seu nome, aliás, Vera Lúcia. Um dia, encontrou-se com alguém além do horizonte, onde as nuvens dançam ao embalo do vento. Ele tinha 50 anos e logo encantou-se por Vera. Nove meses depois eles se casaram. Mas havia um problema: ele calçava 47 e era bem difícil para Vera encontrar sapatos para Valdemar. Viviam em paz, pois era o desejo maior que impulsionava sua vida con jugal. Ele não é bonito, mas é inteligente, tem olho azul é não gosta de calúnia. Possui um milhão de reais no banco e viajam muito. Adoram escutar John Lennon, principalmente Merry Christmas porque lembram do Natal de suas vidas nos EUA. Preferem ficar mais tempo em casa pois sua lua de mel foi lá e até hoje é de mel pois a Vera sou eu."
Texto: Hígia Canto dos Santos
"Meu marido Julio e eu encontramo-nos pela primeira vez em Caisaprego, na Bahia, ele tinha 30 anos, namoramos por um mês. Ele é muito alto, seu sapato é número 43, seu maior desejo é ter saúde. Não é muito bonito pois a cor de seus olhos é a amarela. Seu pior defeito é ser quieto. Mesmo assim nos casamos. Viajamos em lua de mel, ouvindo as músicas do grupo Rappa, mas com vinte mil reais no bolso. Finalizamos a lua de mel na minha casa com toda família dele e a a minha."
Texto: Rozangela:
"Felisberto é o nome do meu marido, nos encontramos pela primeira vez no Havaí, ele tinha 25 anos. Namoramos 2 anos e 5 meses, ele calça sapatos número 25. O maior dsejo dele é estar em uma praia deserta, sim é bonito e inteligente. A cor dos eus olhos é lilás, cor da moda, seu pior defeito é a teimosia. Levamos para a lua de mel 1,500 reais; a canção que gostaríamos de ouvir no casamento é o conjunto Roupa Nova enossa lua de mel será em minha casa.