sábado, 14 de novembro de 2009

GESTAR II - SC - FORMADORA NEUSA LIMA - OFICINA - 29.10.09

Na oficina do dia 29/10, demos continuidade às apresentações dos projetos de ensino-aprendizagem propostos pelas cursistas para implementação nas escolas.
Professoras Nilva e Lilian desenvolveram um projeto de metodologia de pesquisa em parceria com a informática.O projeto nasceu da necessidade de orientar os alunos na organização de pesquisas, ideias, estética e apresentação de trabalhos dentro da metodologia científica.
A partir do desenvolvimento da proposta, todos os professores das demais áreas passaram a exigir seus trabalhos de pesquisa dentro dos padrões metodológicos.Professoras Rosângela e Eliane desenvolvem o projeto "Leitura na escola".Todas as semanas, em horário pré-estabelecido, todos na escola param para ler.A proposta envolve todas as áreas do conhecimento e, às vezes, o tema da leitura é livre, outras segue um eixo temático( tabaco, drogas, empreendedorismo...)Quando o tema é estabelecido são produzidos materiais para leitura dos alunos e partilha do conhecimento. A equipe administrativa da escola reproduz os textos selecionados garantindo que cada aluno tenha o seu e possa trocar com os colegas.
O projeto tem como objetivo desenvolver o "hábito da leitura".Nessa proposta de educação, as professoras contam com a parceria da A.P.P. e de todo o corpo docente.O resultado não poderia ser melhor: "pessoas loucas por leitura".
Após a Proposta Gestar II as aulas nunca mais serão as mesmas!Alunos da Professora Rosângela e Professora Eliane numa oficina de leitura.
Participação e classificação no concurso "Crack nem pensar".O melhor vício que uma pessoa pode ter, a leitura.E assim as professoras deixam seu legado!"Ler, ler e ler e quando estiver cansado, uma leitura a mais para relaxar".
Professora Higia desenvolve o projeto"Encantamento pela leitura - o enfeitiçamento que vem dos livros".A partir do estudo sobre a importância da leitura e da reescrita na visão de muitos estudiosos, a professora desenvolve em projeto que desafia a construção do conhecimento, sempre, embasado em leituras múltiplas. Todas as leituras desenvolvidas são reescritas pelos alunos, recontadas, recriadas. São desenvolvidas leituras em todas as áreas, múltiplos temas, gêneros diversos...O projeto da professora é descrito dentro de um esquema com detalhes de pesquisa e dados que só reafirmam o seu compromisso com a "Educação".Resultado: os alunos descobriram o caminho para estudar e dar-se bem em todas as disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário