domingo, 22 de novembro de 2009

GESTAR NA SALA DE AULA - LAGES - SC - FORMADORA - NEUSA LIMA





Literatura; o encontro com a arte.
Esse foi o projeto desenvolvido pela professora Maria Helena numa de suas oficinas Gestar II - Língua Portuguesa.
A disposição dos alunos em sala de aula é coletiva, ninguém senta em filas determinadas.

A construção do conhecimento se faz em grupos, alguns maiores, outros menores...Todos os alunos tinham livros nas mãos e liam atenciosamente. Às vezes trocavam informações com um colega, pegavam material para anotações importantes e tornavam a ler.
Alguns alunos, ao terminarem sua leitura, faziam comentários orais sobre a obra lida ou texto e indicavam a leitura aos colegas fazendo apontamentos interessantes que provocavam o desejo de ler a sugestão.
Percebemos que algumas leituras eram manuscritas e com ilustrações manuais, porém tinham a mesma circulação e respeito das obras editadas.
Foi então que ficamos sabendo que tais criações eram dos próprios alunos. Texto, ilustração, capas, comentários, introdução e até crítica.
As obras editadas serviam de inspiração e fonte de reescrita, recriação e pesquisa.
Muitas vezes o grupo pedia a interferência da professora para análise de ideias, dúvidas gramaticais ou ortográficas... nesses momentos as dúvidas eram socializadas e suas soluções registradas por todos o alunos que acabavam criando sua própria gramática por ordem de dúvidas sanadas. Bárbaro!

Todos os alunos conheciam a Proposta Gestar, sabiam que estavam participando junto com a professora e confessaram que as aulas estavam muito mais interessantes e prazerosas.
Também percebemos imagens sem texto: obras de arte, tiras , charges, fotos, desenhos...tudo se tranformava em textos, histórias para serem lidas, contadas, ouvidas...

"A arte é uma forma de conhecimento que está muito relacionada com o nosso cotidiano, embora nem sempre nos demos conta disso. Cada vez mais, torna-se difícil no mundo atual estabelecer uma divisão clara entre o que é ou não é arte, devido à facilidade de acesso às obras e à sua produção. Por outro lado, as manifestações artísticas têm cada vez mais interseções, criando formas híbridas de arte.
As principais características da arte são: a fantasia, a interpretação da realidade, a conotação e a paixão pela forma.
Essas características criam um papel importante : por intermédio da fantasia e do jogo, a arte é um convite à (re)interpretação do mundo. Ao procurar expressar-se, o artista convida o leitor a desvendar o mundo." Gestar II - TP2
Professora Maria Helena é a imagem da professora Gestar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário