Rubem Alves
Com este pensamento do "nosso eterno" Rubem Alves, iniciamos a nossa oficina, pois cada uma das cursistas a cada dia demonstram mais o amor que sentem pela profissão que escolheram, pela missão que as mesmas têm no âmbito educacional.
Nós, Neusa e Cleusa, também amamos o que fazemos, nos dedicamos, acreditamos na educação, acreditamos que é através dela, e somente dela, que teremos novos rumos, que teremos cidadãos mais conscientes.
Continuamos a apresentar os projetos, estes muito bem elaborados, pensados e apresentados, demonstrando o comprometimento que cada um tem com seus alunos e sua comunidade escolar.
Ana Stenger - "A Importância da leitura no processo de produção de textos. O caso dos alunos da 5ª série do ensino fundamental."
Observa-se através da prática da expressão escrita que a maioria deles apresenta situações desfavoráveis que impedem que haja uma boa produção de textos. Ressaltou a importância de despertar nos alunos o gosto pela escrita, mostrando que não escrevemos só para nós, mas para todas uma sociedade. Sua proposta é diagnosticas os motivos e elencar propostas para essa realidade. Dentre tantas sugestões: poesia/música/paródia/dramatização e outros.
Rita Arruda - "Projeto Chá Literário". A professora nos apresentou um trabalaho maravilhoso, apaixonante. Sua temática começa quando os alunos escolhem qual obra literária vão ler, deixa livre para que eles contem/devolvam da maneira que quiserem, fantoches, teatro, maquetes, slides, enfim a criatividade é deles. Feito isso, eles preparam-se, convidam pessoas da comunidade para assistirem, é um evento que acontece todo ano na escola. A professora nos relatou que já trabalhou em outras escolas e outras localidades e todo ano renova esse projeto. Esse dia é uma "festa" nas escola com direito a um gostoso chá, literalmente!!!!!
Maria Goreti Sironi - "Contos infantis uma contribuição para a leitura". a leitura é um dos elementos fundamentais para a aquisição do conhecimento por isso esta pesquisa cujo tema é Literatura Infantil, focaliza mais especificamente os constos de fadas sob a ótica dos antagonistas ou protagonistas secundários. Neste trabalho desperta-se a leitura reflexiva dos alunos. Desta forma este projeto visa a criatividade e a reflexão que estarão presentes sem qeu se perca a fantasia e a imaginação dos contos. A tecnologia tem evoluído muito, mas não tem contribuído para que a leitura se torne algo rotineiro ou prazeroso.
"É por meio de uma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser. Por isso o cotidiano educativo deve contemplar essa prática de contar histórias, aumentado muitos pontos para a vida humana." (OSTETTO, 2000, p.51).
Ivana Saionara da Luz -"Ler traz prazer" . O projeto tem o objetivo de cultivar o hábito da leitura nos alunos, procurando estimular essa prática saudável, de forma prazerosa através de ações dinâmicas que levem estes, a utilizar a linguagem oral para expressar sentimentos, ideias e opiniões. Como sugestões a professora usa os livros como base para discussões, apresentar o livro em forma de propaganda, desenho, produção de texto da obra lida, bibliografia dos autores. Ela diz que a descoberta do prazer é a chave para a conquista do leitor, cabe ao professor desvincular a leitura da obrigatoriedade e associá-la ao prazer.
Kieli de Fátima Fernandes - "Acreditando na importância da leitura". "Cada aluno convertido para a "Arte da leitura" é um potencial cidadão e agente transformador de si mesmo e do mundo que o cerca". O propósito do projeto é que os alunos sintam prazer em ler, e não que apenas cumpram uma obrigação escolar. Para tanto serão desenvolvidas várias atividades como ler e contar histórias, organizando um grupo de contadores, confecção de maquetes, entrevistas com leitores e historiadores locais, intercâmcio entre escola, debates, pesquisas, enfim um universo de sugestão que só serão eficazes se todos se engajarem nessa ideia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário